Publicado em 28/11/2019 às 10:43, Atualizado em 28/11/2019 às 13:46

Saúde de Ivinhema realiza ação do novembro Azul no CEM

Da Redação, Assessoria/Prefeitura
Cb image default

A Prefeitura de Ivinhema através da secretaria municipal de saúde, esta realizado no (CEM) Centro de especialidades medicas, exame da próstata em 120 homens que foram selecionados pela idade de 50 a 70 anos que nunca foram no urologista.

Esta seleção foi feita pela equipe dos postos de saúde, onde foram feito a triagem destes homens e hoje será realizado o exame da próstata com o medico urologista Dr. Jamal de Campo Grande.

“A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, a secretaria de Saúde desenvolve Campanha Especial para a data, com a finalidade de esclarecer tabus que rondam o comportamento masculino. A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas”.

A secretaria de Saúde Sonia Garção disse que a “Campanha Novembro Azul tem o intuito de prevenir o câncer de próstata e promover mudanças de paradigmas no público masculino em relação à realização do exame. A participação dos homens nesta campanha é fundamental para que o diagnóstico precoce favoreça as chances de cura. A Rede Pública de Saúde está preparada e organizada para ofertas exames e ações de conscientização em todas as unidades de saúde, o nosso papel é fortalecer a Atenção Primária, na saúde preventiva da população ”.

O prefeito Tuta, relatou a importância dos homens procurarem os postos de saúde para realizar o exame. “Temos que quebra o preconceito e realizar o autoexame”. ”O mais importante é despertar a consciência de que a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata são o caminho mais rápido para cura”, pondera Tuta.

Cb image default