Publicado em 09/06/2018 às 11:15, Atualizado em 22/08/2022 às 00:16

PROCON Ivinhema fiscaliza se desconto do diesel está sendo repassado aos consumidores

Da Redação, Assessoria Prefeitura
Inicialmente, foi comparado os preços da visita de orientação realizada no mês de Maio, quando começou a tomar forma a paralização, com os preços deste dia 08 de Junho. Além da redução, também foi observado e orientado a situação dos postos fixarem placas ou cartazes com informações dos valores cobrados antes e depois da negociação dos caminhoneiros com o Governo Federal. Pela Portaria 735/2018, os postos devem informar o valor do diesel a partir de 1º de junho na comparação com o dia 21 de maio, data usada como base pelo governo para promover a diminuição no valor.
Segundo apurado os preços nas bombas devem reduzir mais nos próximos dias, uma vez que os donos de postos ainda podem ter em estoque o combustível comprado com valor mais caro e o estabelecimento que não baixar o preço pode ser autuado.
Junior Nino, assessor jurídico do PROCON Ivinhema, disse que o objetivo principal foi verificar se a redução no valor do litro do diesel tem sido aplicada nas bombas. “O desconto deve chegar até o consumidor final. 
Foi verificado que os postos estão buscando se adequar a situação. Com a redução do governo estadual nesta semana sobre o ICMS do diesel de 17% para 12%, o valor deverá diminuir ainda mais nas próximas semanas”.
Caso algum consumidor, nos próximos dias, se sentir prejudicado ou verificar alguma situação anormal deve procurar o órgão para denunciar o caso. Para isso é necessário ter em mãos a nota fiscal/cupom fiscal e ir até a sede do PROCON, na Av. Panamá, nº 389, Bairro Piravevê (Antiga Câmara Municipal).