Publicado em 19/08/2019 às 19:13, Atualizado em 19/08/2019 às 22:18

PET Verde Legal do curso de Ciências Biológicas de Ivinhema realizou evento na praça central

Da Redação, Assessoria/Prefeitura
Cb image default

No dia 12 de agosto, alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) – Verde Legal do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Ivinhema realizaram um evento de extensão intitulado “Túnel das Sensações” na praça municipal Nelito Câmara.

Para a realização do evento foi armada uma barraca no meio da praça central do município e as pessoas que passaram pelas proximidades eram atraídas e convidadas a participarem das diversas atividades que foram desenvolvidas. Ao ser chamado, um dos colaboradores do evento criava uma história hipotética onde o participante estava em uma balada, onde ele escolhia um dentre diversos famosos de Hollywood e em um dado momento da festa eles fizeram relações sexuais sem o uso de preservativos. Essa era a deixa para que as demais atividades do evento fossem desenvolvidas.

Cb image default

Foram feitas dinâmicas que demonstravam que o uso do preservativo no ato sexual não causava a perda da sensibilidade durante o sexo, foram demonstrados, em modelos didáticos, como é feita a utilização correta e a importância do uso tanto do preservativo masculino, quanto do feminino. Logo após, o participante descobria que a pessoa com a qual ele teve um caso na balada de Hollywood tinha uma doença sexualmente transmissível (DST) e foram-lhe apresentados os sintomas, os meios de transmissão e prevenção e as formas de tratamento. Ao fim das atividades foram distribuídos preservativos masculinos para os participantes do evento.

Segundo o acadêmico Vinicius Nunes Gomes, coordenador da atividade, o evento foi de suma importância, pois “eventos como esse não só trazem informações que contribuem para conscientização local, como ajudam jovens e adolescentes a se prevenirem e sempre manterem relações sexuais de forma segura, evitando tanto a transmissão e o contágio de DST’s quanto a gravidez indesejada e precoce”.

A atividade teve auxílio da Defesa Civil (barraca), da Secretaria Municipal de Batayporã (modelos didáticos) e da Secretaria Municipal de Ivinhema (preservativos).