Publicado em 15/05/2020 às 02:52, Atualizado em 20/08/2022 às 14:56

Marcio Alves apresenta Projeto de Lei para Ivinhema instituir o Castramóvel

Indicação de autoria do Vereador Marcio Alves foi apresentado e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal

Da Redação, Ivi Hoje,
Cb image default

Preocupado com o controle populacional de Cães e Gatos, o Vereador Marcio Alves quer Castramóvel em Ivinhema.

Na ultima sessão ordinária (11/05), o vereador Márcio Alves na Casa de Leis apresentou indicação endereçada ao Prefeito Tuta solicitando aquisição de uma unidade móvel de atenção a saúde animal, popularmente conhecida como Castramóvel, indicação que foi aprovada por todos os vereadores.

Logo após indicação ser aprovada, Márcio Alves apresenta o Projeto de Lei de sua autoria que autoriza o município a instituir o “Programa Castração Móvel” destinado ao controle da população de animais domésticos.

Em conversa com o Portal Ivi Hoje, Marcio Alves explicou que a Castração destes animais é uma forma de conter esse aumento e evitar problemas de Saúde Publica.

“Atualmente a maioria das cidades do país enfrenta problemas com o número de animais de rua, e em Ivinhema não é diferente. A castração é uma forma de conter esse aumento e evitar inclusive problemas de saúde pública”, salientou. De acordo com Marcio Alves, autor do Projeto de Lei, o Castramóvel terá “Custo Zero” para a população.

O vereador destaca os benefícios do programa de castração, uma vez que a iniciativa vai contribuir para reduzir o número de animais abandonados, o que é fundamental para evitar zoonoses. "Com a castração haverá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência," disse.

Entre as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos estão a raiva (doença incurável para animais e pessoas), leshimaniose e esporotricose, esta última no caso dos gatos, eleitores esperam.

Confira na integra a justificativo do vereador e detalhes do Projeto de Lei

Cb image default
Cb image default