Publicado em 18/01/2020 às 10:09, Atualizado em 18/01/2020 às 14:13

Liquidação nas lojas: PROCON Ivinhema dá dicas para evitar o endividamento

Da Redação, Assessoria/Prefeitura
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Janeiro é um mês de muitas liquidações. Diversas lojas da cidade e sites querem acabar com o que sobrou do estoque de fim de ano e renová-lo com novidades e peças da próxima estação. No intuito de evitar o endividamento e dores de cabeça, o PROCON de Ivinhema preparou algumas dicas para o consumidor.

Sabemos que muitas pessoas ficam tentadas diante de tantos descontos, que podem chegar até 80%. Contudo, é preciso ficar atento para não cair em tentação e, também, no endividamento. Estima-se que atualmente 30 milhões de brasileiros estejam nesse grupo de devedores.

Segundo o coordenador do PROCON municipal, Junior Nino, antes de qualquer compra, o consumidor deve verificar se o gasto vai afetar no orçamento da família.

“Esta é uma época de muitas promoções nas lojas. Mas é, também, um período de muitos gastos. É agora que o consumidor se prepara para a compra do material escolar dos filhos e para o pagamento de impostos como o IPTU, IPVA entre outras taxas. É fundamental adequar a compra ao orçamento e analisar a real necessidade de se obter determinado produto ou serviço”, orienta.

Muitas vezes, para não perder uma promoção, o consumidor leva o produto e se arrepende depois. “O que acontece é que as pessoas são induzidas pela publicidade e acabam levando itens que não precisam. É um gasto desnecessário que em breve poderá afetar no bolso e orçamento do consumidor”, destaca.

Além disso, Junior lembra que é preciso ficar atento com a política de troca do estabelecimento, uma vez que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor não é obrigado a trocar ou receber o produto de volta se ele não estiver com vício (defeito). O único prazo de troca/devolução determinado pelo CDC é para compras feitas pela internet ou por telefone, que é de sete dias a contar do pedido ou do recebimento do produto. Este é o chamado Direito de Arrependimento.

“Cada loja tem a liberdade de estabelecer a sua política de troca. Algumas lojas tem seu próprio prazo pra pode trocar um produto, outras não trocam itens vendidos em promoção, outras só trocam se ainda estiver com etiqueta, varia bastante. Portanto é sempre bom perguntar e combinar com o lojista a possibilidade da troca e como funciona a política de troca naquele estabelecimento”, orienta.