Publicado em 01/12/2019 às 05:58, Atualizado em 19/08/2022 às 23:19

Ivinhema – Solenidade de entrega da construção do muro externo da 2ªCia/8ºBPM

Da Redação, Ivi Hoje,
Cb image default
Antes, acesso ao quartel era livre, agora conta até com portão automático. Imagens - Ivi Hoje

Neste ultimo final de semana – sexta-feira, 29/11 – no auditório da UEMS foi realizada solenidade de entrega da construção do muro externo do Quartel da 2ª Companhia/8ºBPM de Ivinhema.

Conforme o Portal Ivi Hoje acompanhou, o evento contou com a presença de vários PMs, autoridades do Ministério Publico, Poder Executivo, secretários, empresários, membros do Conselho Comunitário de Segurança de Ivinhema e de Novo Horizonte do Sul, dentre outras entidades. Compôs a mesa de autoridades; Drª Juliana; Prefeito Tuta; Ten. Coronel André H. de Deus Macedo; Coronel Givaldo M. Oliveira; Dr. Daniel; Presidente do CCS Ari Clemente e Tenente Lunardo. Todos fizeram uso da palavra e parabenizaram a conquista deste projeto, que é de suma importância, trazendo mais conforto e segurança aos militares.

Cb image default
Muro tem 2,5 metros de altura 

O Comandante da 2ªCia/8ºBPM de Ivinhema 1º Tenente Neviton Lunardo da Silva, em sua fala relembrou quando chegou em Ivinhema em outubro de 2016 para comandar a unidade local. E logo percebeu a necessidade em realizar algumas melhorias estruturais, dentre elas seria a construção ‘desse muro’. Pois existia a vulnerabilidade em que os policiais militares eram expostos, até porque o quartel era cercado por alambrado e quem passada pelas imediações tinha total visão da área interna.

Para a conclusão deste projeto, Ten. Lunardo agradeceu primeiramente ao Sr. Ari Clemente que é Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ivinhema, que prontamente viu a importância do projeto e teve a iniciativa, juntamente com demais membros.

Após realizarem levantamento (orçamento) de quanto seria necessário para realizar a obra, a princípio mais de R$ 50 mil reais, os mesmos desanimaram. Mas com muita determinação e perseverança, foram em busca de 'parcerias'.

Cb image default
Antes quartel ficava exposto e vulnerável. 

E com a ajuda do Ministério Publico Estadual, através da Drª Juliana que na época estava à frente do MPE de Ivinhema e Dr. Daniel que é atual promotor, que abraçaram o projeto. Juntamente com o Dr. Salim que é Juiz Leigo do Fórum do município, e através de ações penais foram adquirindo os materiais; cimento, areia, tijolos, ferro, pedras, etc.

Já com o material conquistado, vem à parte mais difícil que como todos sabem a ‘mão de obra’ fica quase a metade do ‘serviço’. E com o apoio de empresários e pessoas da sociedade ivinhemense que fizeram doações através do CCS de Ivinhema foi angariando a verba necessária para a construção e finalização do muro que no decorrer de quase três anos foi construído em duas etapas, lado esquerdo que mede mais 100 metros de comprimento e lado direito com 152 metros de comprimento. Ambos tem 2,5 metros de altura.

Tenente Lunardo agradeceu a todos os envolvidos diretamente e indiretamente pelo empenho e terminou sua fala com uma frase de Roger Stankewski: ‘Confie na chuva, mas prepare a terra e plante a semente isto vale para a vida, confie em Deus, mas não fique de braços cruzados’.

Ao final da solenidade, todos foram convidados a um coffee break e a realizar uma foto oficial no quartel.