Publicado em 22/01/2020 às 08:48, Atualizado em 22/01/2020 às 13:03

Ivinhema - Setor de vetores intensifica trabalhos contra o Aedes Aegypti e utiliza armadilha para impedir a proliferação

Da Redação, Assessoria/Prefeitura
Cb image default

A coordenadora do setor de vetores, Marulza informou a população de Ivinhema e Amandina, que a equipe estará desenvolvendo um trabalho a mais para o controle que é a plantação de Crotalária. Esta sendo feito o plantio dessa flor em canteiros áreas abertas e esta disponível na secretaria de saúde no setor de vetores para que a população interessada colete mudas para seu quintal.

Cb image default

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!

A Crotalária cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias.

A Crotalária seca com o passar do tempo e se auto-semente-ia devido às sementes que caem no local.

Nosso município encontra- se em alerta contra dengue uma vez que existem já dois bairros se destacando no índice larvário que é o Itapoã e Piravevê. Tendo também alerta nos demais bairros e distrito de Amandina.

Nesse período o setor de vetores estão mantendo as ações em constate movimento, para assegurar a saúde de toda população Ivinhemense, nas visitas foi encontrado focos de criadouro de larvas como uma geladeira e um caminhão que estava estacionado em uma via pública, os proprietários foram atuados e notificados por colocar em risco a saúde dos demais indivíduos.