Publicado em 28/06/2022 às 09:44, Atualizado em 28/06/2022 às 13:53

Ivinhema - Alvo da PF, funcionária na Caixa fraudou dezenas de benefícios do governo

Funcionária era terceirizada e usou senha de outro servidor para obter os benefícios

Por Dayene Paz, CGNews
Cb image default

Funcionária terceirizada na CEF (Caixa Econômica Federal) que usou senha de outro servidor da instituição financeira e gerou dezenas de benefícios fraudulentos do Auxílio Emergencial - programa do Governo Federal criado no enfrentamento à crise causada pela pandemia - é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (28).

Hoje, policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Ivinhema. A Operação denominada “Contritio Fiduciae” servirá para aprofundar a investigação, segundo a Polícia Federal.

Conforme a investigação, a funcionária era terceirizada da Caixa Econômica e se apropriou de senha de outro funcionário da instituição financeira para realizar dezenas de inserções/alterações de benefícios de auxílio emergencial no sistema informatizado.

A mulher gerou dezenas de benefícios fraudulentos, em benefício próprio e de terceiros que também participavam do esquema e são investigados. O prejuízo com o golpe à União ainda é contabilizado pela Polícia Federal.

A operação tem este nome “Contritio Fiduciae” em alusão à quebra de confiança em que agiu a funcionária ao utilizar a senha de um funcionário da CEF para promover a invasão de área restrita da instituição financeira e modificação de dados para a realização das fraudes. A conduta pode importar nos crimes de peculato, modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações e estelionato.