Festival de Cinema do Vale do Ivinhema chega a sua 10ª edição com filme sobre Ney Matogrosso

Olho Nu, o mais recente filme de Joel Pizzini, que conta a trajetória de Ney Matogrosso, é a principal atração do 10º. Festival de Cinema do Vale do Ivinhema. O cineasta fará uma sessão comentada e ministrará uma oficina de direção de arte. O evento vai acontecer entre os dias 10 e 17 de novembro e tratará da relação entre música e imagens com a mostra Cantando no Cinema. Entre os filmes selecionados estão o chileno Violeta Foi Para O Céu, de Andrées Wood e o cubano Guantanamera, de Tomás Gutierrez Alea.
Ainda estão na mostra principal A Dama Da Viola, de Francisco de Paula, que retrata a vida da violeira Helena Meireles e que teve parte de suas filmagens realizadas no município de Ivinhema e Vinicius, de Miguel Faria Jr, como homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. Completam a lista, Veja Esta Canção, de Cacá Diegues, Bete Balanço, de Lael Rodrigues, além da animação O Grilo Feliz E Os Insetos Gigantes, de Walbercy Ribas e o musical Palavra Cantada 3D, Show Brincadeiras Musicais, de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia. O festival será palco da pré-estreia do filme Mitã, de Alexandre Basso e Lia Matos. As apresentações desta mostra serão realizadas na sala de cinema Tom Payne, do Cinelito.
Na parte de curta-metragem, haverá a mostra competitiva com premiação de mil reais aos primeiros colocados em ficção e documentário. Haverá oficinas de audiovisual para professores, com as fotógrafas Elis Regina Nogueira e Vania Jucá, que ministrarão também um minicurso de stop motion.  O editor carioca Alexandre Gwaz falará sobre técnicas de edição e o músico Leonardo Copetti ensinará formas de trilhas e captação de áudio.
Nesta edição, o Festival do Vale do Ivinhema recebe o apoio cultural do Sesc/MS, que manterá a tenda Nossos Olhares, onde serão exibidos os curtas em competição. Da parceria sai também a mostra Nuevas Miradas, com curtas de vários países, que serão exibidos antes de cada longa e a animação francesa Kerity E A Casa Dos Contos, de Dominique Monféry.
Além de cinema, o evento apresentará a peça Romeu e Julieta, com o grupo experimental de teatro da Fundação Nelito Câmara e o musical Crianceiras, espetáculo em que Márcio de Camillo canta músicas feitas a partir dos poemas de Manoel de Barros.
O 10º. Festival foi um dos contemplados pelo Fundo de Investimento Cultural, FIC/MS, instrumento do governo do estado para desenvolver a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul e é uma realização da Fundação Nelito Câmara, entidade privada de direito público, que atua na formação artística em Ivinhema desde 2006.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.