Publicado em 21/07/2019 às 12:23, Atualizado em 21/07/2019 às 15:29

Proibido - Mineiro é preso com carne de porco silvestre e pescado em ônibus

Pescador voltava de pescaria ilegal com amigos no Pantanal

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Taquarussu, em Anastácio, realizavam fiscalização na rodovia BR-262, quando abordaram, um ônibus com placas de Tupaciguara, Minas Gerais, com 12 turistas mineiros que voltavam de pescaria no Pantanal. Ao vistoriar o bagageiro do veículo, encontraram uma caixa térmica que continha pescado abaixo da medida permitida e carne de animal silvestre.

Na caixa havia 6 quilos de pescado, sendo quase todos os exemplares abaixo da medida permitida. Um exemplar de pacu, medindo 32 centímetros, sendo o tamanho mínimo de captura de 45 centímetros para a espécie, quatro exemplares de piavuçu, três medindo 34, 35 e 36 centímetros e um exemplar de curimbatá, medindo 36 centímetros, sendo o tamanho mínimo de captura de 38 centímetros para as espécies. Também havia 11 exemplares de piranhas e 12 quilos de carne de animal silvestre.

O produto ilegal pertencia a um passageiro de 64 anos, residente em Tupaciguara, que assumiu ter capturado o pescado ilegal e ganhado a carne de porco do mato da espécie cateto ou queixada em um pesqueiro. Ele foi preso e encaminhado à delegacia de policia civil de Anastácio, onde foi autuado em flagrante por crimes ambientais de transporte de produtos da caça ilegal e da pesca predatória.

A pena relativa à carne de animal silvestre é de seis meses a um ano de detenção e pelo transporte do pescado ilegal é de um a três anos de detenção.

Os Policiais Militares Ambientais também confeccionaram autos de infração administrativos e arbitraram multa de R$ 1.620,00 contra o infrator.

Os demais turistas estavam com pescado capturado e transportado legalmente e tiveram seus peixes vistoriados e lacrados para o transporte até sua cidade de origem, Tupaciguara.