Publicado em 08/03/2013 às 14:43, Atualizado em 12/06/2018 às 09:13

Nova Andradina: Pedreiro cai do andaime de 4 Metros

Redação,

Um homem de aproximadamente 50 anos, caiu na tarde desta sexta feira (08), de um andaime, numa construção na Rua Arthur da Costa e Silva, região central de Nova Andradina.

Segundo um auxiliar do pedreiro, ele estava no andaime com altura de 3,5 metros, quando ao manusear uma máquina de cortar madeira, a máquina deu um tranco, arremessando o pedreiro direto ao solo.

 Com ferimentos e lesões aparentes, o Corpo de Bombeiros foi acionado e após ser socorrido foi encaminhado ao Hospital Regional para cuidados médicos.

||Uso de equipamentos de segurança pode evitar acidentes de trabalho  Os casos de acidentes de trabalho aumentam cada vez mais. No Brasil são registrados cerca de 400 mil novos casos a cada ano. Técnicos de segurança do trabalho alertam para o uso correto e eficiente de equipamentos de segurança, que podem salvar vidas. Muitos profissionais já reconhecem a importância do uso, mas outros ainda precisam se conscientizar.

 Pois bem. Qualquer empregado, antes de assumir suas funções (mesmo que tenha experiência na profissão, adquirida em outras empresas), deve passar por um treinamento admissional, que deve ser ministrado em horário de trabalho, constando o seguinte:

 a) informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho;

b) riscos inerentes a sua função e os meios para prevenir e limitar tais riscos;

c) uso adequado dos EPI (equipamentos de proteção individual), sob pena de sofrer penalidades como advertência, suspensão e até dispensa por justa causa;

d) informações sobre os EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), existentes no local de trabalho;

e) informações sobre as normas de medicina, higiene e segurança do trabalho que deverá cumprir quando da execução do seu trabalho;

f) necessidade de comunicar, imediatamente, ao seu superior hierárquico sobre as situações que considerar que representam risco para sua segurança e saúde ou de terceiros;

g) que pode se recusar a realizar serviços que coloquem em risco sua integridade física e mental e para os quais não recebeu treinamento e nem há equipamentos de segurança adequados para a sua execução de forma segura, sem que sofra penalidades disciplinares.