Publicado em 14/05/2019 às 10:41, Atualizado em 25/08/2022 às 18:28

MS - Bombeiros Militares realizam parto pélvico e reanimação cardiopulmonar em recém-nascido

Da Redação, Ivi Hoje, Bombeiros
Cb image default

No ultimo sábado (11), a Cabo Bertão e os Soldados Almeida e Priscila, do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Grande, que compunham a guarnição da Unidade de Resgate, realizaram um Parto Pélvico em atendimento a uma ocorrência de Emergência Obstétrica, tendo de realizar ainda Reanimação Cardiopulmonar no recém-nascido.

Cb image default

A guarnição militar retornava, após atender outra ocorrência, quando foram acionados pelo CIOPS para o atendimento a uma ocorrência de Emergência Obstétrica. Tratava-se da jovem Milena Correa de Oliveira, que se encontrava no 9º mês de gestação, e apresentava contrações e perda de líquido.

Ao chegar à residência, a guarnição se deparou com a parturiente deitada na cama, no início do trabalho de parto. Quando constataram que se tratava de um parto pélvico, já que um dos pezinhos do bebe já havia apontado. Diante deste fato, e já não sendo possível o transporte da parturiente, mesmo sabendo dos riscos, a guarnição optou por auxiliar o parto ali mesmo na residência. Solicitaram o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado, pois a família não sabia informar, com precisão, há quanto tempo a mãe estaria já em trabalho de parto.

Um parto difícil e complicado, onde foram realizadas manobras para auxiliar o nascimento do pequeno João Victor. Mas depois de realizar o parto, foi constatado que o bebê não apresentava sinais vitais. Foi realizada a desobstrução das vias aéreas e, após quase um minuto de reanimação cardiopulmonar, o bebê apresentou respiração normal. Emocionando bombeiros militares e familiares presentes, ao ouvirem o choro do recém-nascido.

Quando mãe e filho já estavam na unidade de resgate dos bombeiros, chegou o SAMU que, com a presença de um médico de plantão, examinou os dois e verificou que ambos estavam bem. Então a guarnição dos bombeiros os transportou até a Maternidade Cândido Mariano.