Publicado em 07/04/2020 às 00:35, Atualizado em 07/04/2020 às 04:45

Crime de Abigeato - Quadrilha é presa ao tentar furtar 100 cabeças de gado em fazenda de MS

Da Redação, Ivi Hoje, PMMS
Cb image default

Na tarde da ultima sexta-feira (3), diversas equipes da Polícia Militar se empenharam e realizaram a prisão de cinco pessoas prestes a furtar cerca de 100 animais bovinos em uma fazenda na região do Distrito de Arapuá, as quais seriam embarcadas em duas carretas.

Por volta das 14h a vítima compareceu na sede do 2ºBPM em Três Lagoas e informou que ao chegar à sua propriedade rural, encontrou o cadeado da porteira rompido. Ao acessar o local verificou seu gado com o comportamento anormal, e ao vistoriar a casa notou uma porta arrombada e que o material de manejo (celas) não estava no lugar de costume.

Cb image default
Marcas na fazenda deixada pelos criminosos.

Logo, os policiais deslocaram até a fazenda, e constataram pegadas de pelos menos três pessoas, marcas de pneus de veículo de passeio e no curral, perceberam o chão todo pisoteado pelo gado, bem como notaram que um cavalo e uma égua haviam sido utilizados para o fechamento dos animais no curral, devido marcas de celas em seus dorsos.

Em diligencias nas imediações, foi localizado em uma das estradas de acesso à fazenda, um veículo GM Ônix com placas da cidade Buritama - SP, ocupado por três homens, os quais apresentavam bastante nervosismo, e em entrevista relataram versões totalmente contraditórias e nenhum deles soube explicar o porquê de estarem naquele local.

Em busca pelo veículo foram encontradas ferramentas próprias para corte de cerca, estouro de cadeado e arrombamento de portas, além de botinas com marcas idênticas às encontradas na fazenda, e diante das versões divergentes e materiais encontrados, o grupo acabou por confessar a intenção de furtar o gado.

Cb image default
Caminhão que seria utilizado pelos ladrões para transportar os animais.

Relataram que no dia anterior arrombaram o cadeado, acessaram a propriedade e com os cavalos da própria fazenda prenderam o gado no curral a fim de transportá-lo para a cidade de Pereira Barreto - SP, contudo, devido à falta de caminhões, soltaram os animais. E na data de sexta-feira, terminariam a execução do crime, relatando que duas carretas aguardavam a autorização em um posto de combustível na Rodovia Marechal Rondon em Castilho.

Cb image default
Ônix utilizado pela quadrilha.

Outra equipe da polícia deslocou ao local informado e mediante as características informadas, logrou êxito em capturar os outros dois envolvidos no Crime de Abigeato, e apreender as duas carretas que seriam utilizadas para transportar os animais.

Diante dos fatos, os cinco envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil pelo cometimento “en tese” pelos Crimes de Associação Criminosa (artigo 288 do Código Penal) e Furto na Forma Tentada (artigo 14 inciso ii do Código Penal), (artigo 155 do Código Penal).

Cb image default
Imagens: (Divulgação/PM-MS)