Publicado em 26/11/2021 às 09:26, Atualizado em 26/11/2021 às 13:49

Costa Rica é novamente exemplo de gestão pública ao conquistar 1º lugar na etapa estadual do “Prêmio Band Cidades Excelentes”

Prêmio Band Cidades Excelentes reafirma Waldeli como melhor gestor público de Mato Grosso do Sul

Da Redação, Por Lú Aguiar
Cb image default

Exemplo de gestor público, o ex-prefeito e empresário Waldeli dos Santos Rosa (MDB), teve mais uma vez sua administração reconhecida em nível estadual ao colocar Costa Rica – MS nos holofotes novamente, dessa vez, por conquistar o 1º lugar na etapa estadual do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

“Celebro com toda alegria esse reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido em Costa Rica”, declara orgulho o ex-prefeito de Costa Rica.

Para Waldeli, “a escolha de Costa Rica como a cidade com a melhor gestão pública do estado por um fórum tão qualificado é uma demonstração de que fizemos um trabalho eficiente e digno para a nossa população. Ficamos muito felizes e honrados com mais este reconhecimento”, afirmou.

“Estamos falando do resultado de um trabalho feito com muito planejamento, que desde o início do nosso primeiro mandato em 2001 sempre estivemos focados nos principais pilares da gestão pública, como a educação, saúde, infraestrutura e qualidade de vida”, ressaltou Waldeli.

Pilares

Cb image default

Costa Rica teve a melhor pontuação média entre as cidades sul-mato-grossenses com até 30 mil habitantes, nos pilares Educação (1º lugar ano base 2019) e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (2º lugar). “Fizemos um grande trabalho para consolidar Costa Rica como a cidade mais atrativa, inovadora e tecnológica do estado, projetando o nome do nosso município para todo o Brasil”, afirmou Waldeli.

“Esse prêmio também vem para reconhecer o trabalho feito pelos funcionários da Prefeitura de Costa Rica. Sem dúvidas esse reconhecimento das ações e as boas práticas na gestão pública é mais um incentivo que comprova a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, avaliou o gestor.

De acordo com a organização, foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no IGMA, levantado com as informações públicas atualizadas de todo o País e auditadas pela coordenação do prêmio.

No âmbito da Educação, foram considerados os seguintes índices: analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso à Educação infantil-creche.

Já na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, foram ponderados os dados sobre: PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, Pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, Percentagem de pobres na população, Renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, Taxa de homicídios, Taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.

Metodologia

A ferramenta IGMA desenvolvida pelo Instituto Aquila consolida resultados a partir de 41 indicadores. Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, estão entre os itens avaliados.

Ou seja, os critérios de avaliação do “1º Prêmio Band Cidades Excelentes” têm metodologia parecida com a do IFGF - Índice Firjan de Gestão Fiscal – da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – o qual Costa Rica está em 1º lugar no Brasil.

Todos os municípios do Brasil foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Cb image default

De acordo com a equipe da Central de Comunicação Prêmio Cidades Excelentes, os dados do IGMA são os mais recentes, ou seja, conforme cada indicador. Por exemplo: os dados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - são bianuais, então os últimos dados são de 2019, a mesma lógica vale para todos os outros indicadores.

Waldeli agradeceu todos os servidores públicos e sua equipe de governo que trabalharam muito para deixar a cidade cada vez melhor. “Nós, em Costa Rica, sempre trabalhamos com planejamento e gestão e olhamos 20 anos para a frente, sempre avaliando o que íamos precisar em nossa cidade para atender a demanda do crescimento e desenvolvimento sustentável do nosso município pelos próximos anos. Isso tem transformado nossa cidade há duas décadas”, disse o ex-prefeito.

“É muito bom quando a gente colhe os frutos de sementes fortes que foram plantadas com todo carinho. Quando o trabalho é sério, honesto e competente o resultado vem. Resultado esse que vem do esforço do trabalho e que hoje está dando frutos. Boas sementes dão árvores fortes e frutas sadias. É gratificante ver Costa Rica vencer mais um prêmio de gestão, ganhar mais esse destaque e ser exemplo para outras cidades”, finalizou Waldeli.

Cb image default