45 anos de história e de tradição: Jateí ergue a maior fogueira do Brasil

Este ano a edição é especial, pois a chama da tradição ficou apagada por dois longos anos, em função da pandemia de Covid-19

Cb image default
Fogueira de Jateí - Foto: Eduardo Pereira / Assessoria

O município de Jateí acaba de montar o grande símbolo de sua tradição: A maior fogueira do Brasil tem mais de 60 metros de altura e demorou cerca de um mês para ser levantada, obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança. Em homenagem à São Pedro – Padroeiro do município – a verdadeira obra de arte esbanja imponência e é a marca da 45ª Festa da Fogueira, que acontece no próximo final de semana, de 1 a 3 de julho.

Para esta edição de 2022, a organização da festa estima a presença de mais de 100 mil pessoas de toda a região e também de outros estados, já que o evento ganhou dimensão nacional com o passar dos anos, atraindo turistas e visitantes dos mais diferentes lugares do país. Este ano a edição é especial, pois a chama da tradição ficou apagada por dois longos anos, em função da pandemia de covid 19, que impediu eventos com aglomeração de pessoas. Agora, com a população vacinada, a festa volta a acontecer, nos moldes de super produção e presença de artistas e ícones da música nacional.

Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí, evento encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite – já falecido – que é pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez. Essa será a décima sexta vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.

No final de semana, Eraldo vistoriou mais uma vez os preparativos para a maior festa do município, conversando com os trabalhadores e demais pessoas envolvidas no processo de organização. Ele demonstrou seu otimismo para com a retomada do evento, afirmando que a Festa da Fogueira é um patrimônio cultural da população jateiense que divulga o município além de suas divisas e movimenta sua economia. “Enquanto eu for prefeito e Deus me dar vida e saúde, seguirei o exemplo de meu pai – que apoiou a festa pela primeira vez -, continuarei a ser um instrumento para realizar ações que fortaleçam a nossa história e promovam o bem entre os homens e mulheres de boa vontade”, pondera Eraldo Leite.

História – Registros históricos apontam que a Festa da Fogueira nasceu oficialmente em 1.977, incentivada pelo então prefeito José Jorge Leite. E que no ano anterior (1.976), o então diretor da escola local, Manoel Sanches Gabriel, com a ajuda de seus alunos, montou uma fogueira de seis metros no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município.

A altura da fogueira chamou a atenção de José Jorge e, em 1.977, quando já havia sido eleito prefeito pela segunda vez (1.977/1.982), incentivou o professor a fazer uma fogueira ainda maior, instalando também barracas e atrações. Nascia então a Festa do Padroeiro de Jateí, tendo na fogueira um dos centros de atenção. Com o passar dos anos, a fogueira foi sendo montada cada vez mais alta e o símbolo virou nome da festa, mas sempre em homenagem ao padroeiro. Outra consequência da festa foi a implantação do Parque da Fogueira, em 2007, no aniversário de 30 anos, que é o principal centro dos grandes eventos de Jateí.

A tradição de Jateí ganhou o Brasil e o mundo, por meio de reportagens da TV Globo – principal emissora do Brasil – e demais veículos de comunicação, sendo que o município entrou para o livro dos recordes mundias (Guinnes Book) como a maior fogueira do mundo. Essa certificação aumentou, ainda mais, o desafio de fazer um evento mais grandioso a cada ano de sua edição.

Fogueira símbolo do município ilustra capa do livro sobre história de Jateí

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.