Portal Ivi Hoje 8 Anos Informação a um clique! 08:09

Campanha na internet incentiva boicote às eleições

Ganha cada vez mais força na internet o movimento |pago R$ 3,50, mas não voto|. Nas redes sociais, pessoas de diferentes partes do País se manifestam dizendo que preferem pagar a multa prevista para quem não comparece às urnas a votar por obrigação.

O valor é imposto aos eleitores que não votarem e nem justificarem seu voto até 60 após a realização do segundo turno, previsto para o dia 26 de outubro.

Dentre as queixas manifestadas pelos internautas que pregam o boicote estão a falta de credibilidade dos políticos, reclamações sobre a falta de segurança nas cidades e até mesmo desconfiança em relação à inviolabilidade da urna eletrônica. Para os adeptos do movimento, votar devia ser uma escolha, e não uma obrigação.

Se um eleitor que aderir ao boicote não justificar seu voto e não pagar a multa de R$ 3,50, ficará impedido de participar de concursos públicos, obter empréstimos em instituições financeiras do governo, tirar passaporte ou documento de identidade Além disso, o título de eleitor é cancelado após ausência de voto e de justificativa em três eleições consecutivas. Após o pagamento da taxa, no entanto, a situação é prontamente regularizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.