Adecoagro realiza ação de conscientização sobre o Dia Mundial da Água que impacta mais de 5 mil crianças nos estados de MS e MG

A iniciativa faz parte da agenda positiva de ESG da Adecoagro realizada junto a alunos e alunas de escolas municipais com informações alinhadas à campanha promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Cb image default

A Adecoagro, uma das maiores produtoras de alimentos e energia renovável do mundo, concentra também esforços em iniciativas de conscientização ambiental de suas equipes internas e das comunidades onde está inserida. Essa política faz parte de uma agenda positiva de ESG alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por isso, para celebrar o Dia Mundial da Água (22/03), a Companhia realizou intervenções lúdico-didáticas nas escolas municipais de Monte Belo e Areado, em MG, e em Angélica e Ivinhema, no MS, impactando mais de 5 mil alunos.

Todas as iniciativas promovidas nas localidades onde a Adecoagro está inserida foram desenvolvidas a partir do tema “A Água nos Une, o Clima nos Move”, Campanha Nacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Presentes no dia a dia de todos os brasileiros, água e clima são fatores cruciais para o agronegócio brasileiro e, principalmente, para o futuro da humanidade.

Cb image default

Fabíola Maria de Oliveira Gonçalves, Supervisora Corporativa de Meio Ambiente da Adecoagro, conta que todas as apresentações ocorreram para que alunos e alunas pudessem entender a importância do uso racional da água e sua relação direta com o clima de forma lúdica e didática. “É urgente que ampliemos as ações para preservação e economia da água, um recurso finito e necessário para a manutenção da vida”, destaca Fabíola. As boas práticas adotadas nas operações da Adecoagro para a gestão e uso racional da água foram utilizadas como exemplo durante as apresentações, evidenciando às crianças e jovens, como a adoção de atitudes responsáveis são fundamentais para a preservação do recurso hídrico.

Não por acaso a Adecoagro é reconhecida como uma das companhias sucroenergéticas com menor consumo de água por tonelada de cana produzida do país. “Em nosso DNA está a inovação para uma produção mais sustentável. Por isso, nossas equipes estão atentas às novas tecnologias que auxiliam na melhoria contínua, bem como em atitudes pessoais, gerando bons exemplos para mitigar a escassez da água e as mudanças climáticas”, completa Fabíola.

Cb image default

Iniciativas e Ações

A Adecoagro busca contribuir para fortalecer a riqueza e o bem-estar geral das comunidades em que está inserida a partir de práticas sustentáveis que geram eficiência operacional, minimizando assim o impacto em toda a cadeia. A Companhia utiliza diversas tecnologias para melhor gestão e reaproveitamento do recurso durante todo o processo, como o circuito fechado (torres de resfriamento e spray) e recirculação de água no processo produtivo, concentradora de Vinhaça, Estação de Tratamento de Efluente (ETE) e aproveitamento da água residuária como fertirrigação em áreas de cana-de açúcar e Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR), utilizada para lavagem de máquinas e veículos.

Dia Mundial da Água

Lançado durante a ECO-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, o Dia Mundial da Água é a tradução de um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais sobre os recursos hídricos no planeta.

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo mais de 7.000 colaboradores e colaboradoras no Brasil (fevereiro de 2024), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. Para mais informações, consulte nosso site www.adecoagro.com/pt

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.